quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quatro Homens de Signo Libertário nos EUA

Refiro-me aqui a dois anarquistas ítalo-norte-americanos que se chamavam Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, os quais chegaram à América(1908) no início do século XX. Sacco nasceu em 1891 e Vanzetti nasceu em 1888. Ambos vieram em busca do sonho americano mas foram injustiçadamente acusados de roubo e assassinato, presos e executados em 1927 como alvos expiatórios. Na prisão, Vanzetti escreveu as seguintes linhas: "(...) meu bom Deus, sou um prisioneiro, não me envergonho em contar meu crime, meu crime foi viver em irmandade e somente o silêncio é vergonhoso".
Um grande lutador norte-americano da causa dos trabalhadores nos EUA chamou-se Joe Hill. Ele atuava no movimento sindical e foi morto numa emboscada armada pelos patrões. A canção popular diz: "(...) eu sonhei que vi Joe Hill noite passada, vivo como tu e eu, ele sorria com seus olhos para mim. Os patrões tramaram sua morte e o balearam mas Joe Hill não morreu. Quando os trabalhadores defendem seus direitos, lá você encontra Joe Hill".
Um outro grande homem de esquerda dos EUA foi John Reed, político e jornalista que presenciou in loco a revolução russa de 1917, inclusive engajando-se nela(ele escreveu a grande obra intitulada "Os Dez Dias que abalaram o Mundo"). John Reed era membro da IWW, uma grande organização internacional de trabalhadores na sua época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário