sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Anarquismo e o Comunismo Marxiano

A idéia do comunismo como regime político, econômico e social ideal para a humanidade é muito antiga. Desde a antiguidade clássica houve pensadores com ideação comunista. A democracia na cidade antiga(gregos) poderia referir à igualdade comunal, embora, segundo Hegel, os únicos que
trabalhavam nela fossem os escravos(não havia "particularização da necessidade", segundo esse filósofo). Na revolução francesa houve uma tendência à igualdade total proposta pelo revolucionário Graco Babeuf que atuou na chamada "revolta dos iguais". Já no ´seculo XIX, surgiram os denominados "socialistas utópicos", entre eles Saint-Simon, Fourier e Owen os quais eram mais sonhadores do que revolucionários realistas. Os anos de 1930, 1848, 1968 e 1870 foram plenos de conflito e espírito universal de mudança. Aquele século não conheceu nenhuma experiência de comunismo a não ser a denominada "Comuna de Paris", que durou 100 dias. Naqueles tempos, Karl Marx e Friedrich Engels formularam o "socialismo científico" com base filosófica(os materialismos histórico e dialético para a história e a filosofia, respectivamente(um outro revolucionário chamado Blanqui também assombrava a Europa de então). Marx propunha que deveria haver uma intermediação entre o capitalismo e o comunismo, o chamado socialismo onde seria implantada a "ditadura do proletariado" e a sociedade seria regida pelos conselhos de operários, soldados e camponeses(os "soviets"). Contudo, o representante anarquista na primeira AIT(Associação Internacional dos Trabalhadores), Mikhail Bakunin, advogava a extinção imediata do Estado e do regime de heranças. Bakunin pregava a não-existência total do contexto mediador representado pela ditadura do proletariado, afirmando que "o caminho para a liberdade é a própria liberdade". Assim, Anarquismo e Marxismo colidiram de frente e isso acarretou o colapso daquela primeira internacional. Os marxistas soviéticos e trotskistas ficaram com a terceira internacional(o Comintern) e a quarta internacional, respectivamente, essa última
dividida entre alguns setores determinantes, a segunda internacional por sua vez ficou com a social-democracia universal(Spartacus).

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